A minha Lista de blogues

26/01/2007

RIR DO RISO

Alegre saber, se não tiver os odores de uma alegre morte.

Relativamente aos prematuros, CL.Amiel-Tison calcula que a mímica complexa do sorriso existe desde a idade de 34 a 35 semanas de gestação. A relação entre a data do nascimento e o momento do primeiro sorriso também foi estudada por B.M. Crow e J.J. Gowers em 78 prematuros dos quais 49 tinham pouco peso em relação aos bebés de termo. Não foi observada qualquer diferença significativa entre os prematuros de baixo peso e os outros: quanto mais o bebé for prematuro, mais tardio será o seu sorriso.

Ao despontarmos para a vida, o sorriso é misterioso , a alegria improvável e o riso impossível. Dito de outra maneira, as “coisas” começam mal. É preciso primeiro chorar, é a vida.
Riso e sorriso ( comportamentos motores) são movimento muscular; a alegria é/ou não um afecto?
O sorriso é um acto que se dá a ver num movimento facial: o riso é um acto que se dá a ver num movimento facial e corporal, mas também um acto que se dá a ouvir; a alegria ,essa, não se dá verdadeiramente a ver. Será uma multiplicidade de acontecimentos subtis, psíquicos e corporais.
Pode-se também dizer que estar de bom humor, quando tudo corre bem, quase não é uma questão de humor, mas de uma reacção adaptada.
Assim distinga-se o sorriso , o riso e a alegria na sua definição e no estudo do seu desenvolvimento.
Diz-se: “as pessoas felizes não têm história... são felizes”.
Pode-se morrer a rir ao ouvir uma boa piada. O riso amarelo , sorrisos tristes , riso descontrolado, sorriso nervoso, riso maníaco, riso não motivado. Domínio da patologia em relação aos estímulos que o provocam.O corpo pode ser alegre ou triste, e não só com a boca se fala, se ri ou se chora.As mâes sabem muito bem, quando os olhos do bebé estão tristes ou contentes, prova de que a ciência não diz tudo.

Sem comentários: